
#LEVANTE
TODASAS VOZES




17 anos
2° ano de Edificações
E aí galera, tudo bem? Fui vice-campeã da olimpíada nacional em história do Brasil (ONHB) em 2013 e no mesmo ano minha equipe foi escolhida como melhor do nordeste. Este ano conseguimos conquistar o ouro e somos campeões brasileiros. Depois que descobri meu amor pela história e passei a estudar mais a fundo, descobri minha empatia com o movimento estudantil. Participei do ENE (Encontro Nacional de Educação), que ocorreu no RJ este ano e do congresso da UESP (União dos Estudantes Secundaristas Potiguar), e, após conhecer melhor algumas correntes e causas políticas, descobri em mim uma vontade muito grande de ingressar nas lutas estudantis e levantar minha voz contra tudo aquilo que não me represente, buscando sempre melhorar até atingir o melhor. Estou disposta a fazer da luta do estudante do IFRN a minha luta e de ser a voz que todos precisam para reavivar o movimento estudantil dentro do instituto. Conto com vocês para que juntos possamos fazer política, que nada mais é do que tomar decisões na pólis, que nesse caso, é o IF, a nossa casa! Estou disposta a representá-los da melhor forma possível e continuar elevando o nome dos estudantes do IFRN para os mais altos lugares! Vamos juntos levantar nossas vozes e fazer história!
17 anos
3º ano de Administração
Integrar o movimento estudantil, pra mim, é importante para ter base nas minhas lutas ideológicas. Levantar minha voz dentro do IFRN para uma maior representatividade de todos os estudantes, sem distinção de classes, abrangendo todo o corpo discente do instituto. Participo do coletivo Geni Croquettxe, do NEGêDi. Sou pró-feminista, militante LGBTTTI. Luto por uma educação pública de qualidade e um grêmio suprapartidário, que traga aos estudantes uma formação política e educacional, ajudando-os a tornarem-se não apenas técnicos, mas cidadãos.
18 anos
2º ano de Manutenção e Suporte em Informática
Olá, tudo bom? Meu nome é Letícia. Sou estudante e atleta do IFRN, escola que é mais como uma casa para mim, e apaixonada pela área das ciências exatas e pelo esporte. O meu sentimento de luta pelo Movimento Estudantil se despertou durante a greve de 2012, quando, ainda como caloura, fiz-me presente durante as assembleias dos estudantes e do sindicato. Infelizmente, vi o nosso Grêmio Estudantil ser abandonado. Hoje, luto para reaviva-lo e para torna-lo mais representativo! Para que, assim, a sua voz seja ouvida e representada no nosso Instituto, tornando o IFRN uma casa ainda melhor para nós, estudantes.
19 anos
4˚ ano de Informática
Componho a chapa Levante Todas as Vozes para defender um grêmio participativo, colaborativo e cooperativo, seguindo os moldes da democracia direta, sem manipulação de entidades que se dizem representantes dos estudantes mas que esvaziam o movimento, afastam e ignoram os estudantes que pensam diferente da entidade, defendo um GEDM aberto ao diálogo com todas as posições políticas e autônoma, como ele realmente deve ser.
Levanto minha voz e luto por uma educação inclusiva, do século XXI, integrada ao mundo, que respeite as diversidades humanas e as liberdades individuais. Por isso participo do coletivo LGBT Geni Croquettxe no IFRN e integro o Levante Todas as vozes, que surgem como ferramentas de transformação da educação, da política e da sociedade.
19 ANOS
4º ano de Controle Ambiental
Pude acompanhar bem de perto esses 2, 3 anos sem atividades do GEDM e senti na pele o quanto um grêmio ativo numa instituição como o IF pode fazer falta aos estudantes. Participando ativamente do Coletivo Ambientalista pude adquirir bastante experiência na pauta ambiental e social, especialmente no campus IFRN-CNAT e na grande Natal. Além disso, juntamente com a chapa Levante, acredito que o movimento ambientalista, assim como os movimentos sociopolíticos precisam cada vez mais de força dentro do movimento estudantil de nosso instituto, precisa virar pauta nas salas de aula e fazer parte do dia-a-dia da gente!
Para nós, estudantes, desejo que cada vez mais a política esteja atrelada as causas sustentáveis e que possamos construir um GEDM horizontal, representativo e de luta! Essa é a nossa casa também! #LEVANTE
18 anos
4° ano de Informática
Acredito que o movimento estudantil é o reflexo de jovens que encontram na luta pelos seus direitos uma resposta aos anseios dos estudantes. É exatamente isso que me motiva a estar no movimento estudantil e compor a chapa "Levante Todas as Vozes": Ter a possibilidade de lutar por melhorias ainda mais concretas e reais num instituto já tão qualificado quanto nosso IFRN-CNAT. Buscar ser o elo que permita o dialogo entre os alunos e a instituição, de modo que ambos possamos construir um campus ainda mais completo de cultura, política, esporte, sustentabilidade e assistência social. Depois de 4 anos na instituição, acredito que posso contruinuir com experiências e vivências em uma gestão democrática e plural. E estou certo que eu, assim como cada um que está compondo a chapa, dará o seu melhor para construir nossas lutas, porque só existe o que se faz!
17 anos
2° ano de Administração
Sempre fui apaixonada por arte, tanto por produzir, como por admirar. Acredito que a arte nos faz humanos, nos faz cidadãos e seres pensantes. E qual seria a função das escolas se não, formar cidadãos pensantes? E então, me diga porque não usar essa ferramenta tão poderosa pra ajudar na nossa formação?
Porque eu quero é que as paredes da minha escola respirem arte assim como cada um de nós respira, e junto a chapa Levante De Todas As Vozes vamos construir um grêmio onde tenhamos espaço para nos expressar.
Add Description here
15 anos
1º ano de Edificações
Eu espero participar efetivamente da chapa Levante Todas as Vozes para defender um grêmio onde o estudante possa ser bem representado. Defendo, principalmente, a luta, cada vez mais forte, da liberdade de expressão e da igualdade. Igualdade essa em que desconstruímos uma ideologia dominante, esteriótipos, o machismo, o sexismo, o racismo, a homolesbobitransfobia ou qualquer outra forma de descriminação, fazendo a voz de todos ecoar mais forte.
16 anos
2° ano de Administração
Desde que entrei no IF, em 2013, passei por um processo de grande formação política e social, mudando várias opiniões e desconstruindo vários pensamentosque tinha antes de entrar no instituto. 2014 foi um ano definitivo que passei me formando politicamente. Nisso, diante de várias situações que presenciei(e protagonizei) de opressões, falta de liberdade e de respeito ao longo da minha vida, eu encontrei uma saída no feminismo. Eu nunca me senti tão incluída, acolhida e abraçada como me sinto hoje.
Por esse motivo, escolhi estar na chapa 2: Levante todas as vozes. Visando um movimento estudantil que abrace as as causas. Que dê voz a todas as pessoas que precisam ter voz. Que forme nós, estudantes, não apenas implantando conceitos, mas criando meios de desenvolver o pensamento critíco no corpo estudantil. Uma política de gestão democrática e participativa, é por isso que eu luto e pretendo continuar lutando por muito tempo.

Rafael Galvão
Vice-Presidência
18 anos
3º ano de Informática para Internet
Desde meus 14 anos, me interesso muito por política e, após ir ao ENET (Encontro Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico) no início de 2014, tendo convivido e debatido com integrantes de grêmios de varias escolas do país, principalmente dos IFs daqui do estado, me juntei a um grupo que começou a se formar com a mesma vontade em comum: reerguer o grêmio de tanta história e reconhecimento que é o GEDM. E hoje, após quase um ano de formação, sinto um grupo forte, plural e dedicado. Que espera muito ver os alunos do instituto novamente motivados por grêmio. Nós queremos ouvir todas as vozes. Levante sua voz!
16 anos
2º ano de Controle Ambiental
Integrar a chapa Levante Todas as Vozes representa, para mim, a possibilidade de promover um grêmio que lute, junto com o corpo estudantil, por mudanças no âmbito escolar, bem como auxilie na formação política e permita uma maior interação dos estudantes com a entidade representativa. Acredito que o estudante tem força e voz para provocar mudanças no consciente social, desde que ele conheça plenamente as causas que defende. Também levanto a bandeira verde, por acreditar que cada um deve despertar uma consciência ecológica e sustentável dentro de si. É isso, pessoal! Levante sua voz conosco!
16 anos
2° ano de Edificações
Gosto de estudar política e entender os movimentos e reinvindicações de ambos os lados do processo histórico. Estudo na mesma turma que Viviane Forte e temos uma parceria de longa data principalmente numa das coisas que mais gosto de fazer: estudar História. Juntos, eu, ela e Lucas Leandro, faturamos a medalha de ouro na ONHB 2014 (Olimpíada Nacional em História do Brasil) realizada na Unicamp em Campinas-SP. Nossa experiência de trabalho em grupo bem sucedida mostra que podemos conseguir muito mais conquistas!
17 anos
2° ano de Controle Ambiental
No período em que entrei no IFRN, este não possuía grêmio, mas estava sendo feito o plebiscito para sua reconstituição.
Hoje, eu tenho a oportunidade de compor uma das chapas que concorrem ao lugar pelo qual tantos lutaram.
Integro a chapa "Levante todas as vozes" na intenção de que com os outros componentes da chapa e os estudantes da escola possamos melhorar e transformar a realidade no campos.
O grêmio é um espaço representativo dos alunos dentro da nossa escola e como tal, pretendemos dar mais vez e voz aos alunos, de forma que, possamos construir junto a organização da escola.
17 anos
2° ano de mecânica
E ae, galera! Sou candidato ao cargo de Diretor de Formação Política e Sustentabilidade junto a chapa Levante Todas As Vozes. Sou membro do Coletivo Ambientalista Prof. Nivaldo Calixto a um ano e reconheço que a bandeira da Sustentabilidade tem um peso mais que significante. No começo de 2014 estive presente no ENET da FENET compondo junto ao coletivo debates a cerca da temática verde. Construiremos o GEDM junto a toda comunidade estudantil para que a formação política e a sustentabilidade sejam bandeiras presentes no nosso dia a dia! Levante Sua Voz, O GEDM não pode morrer!
16 anos
2˚ ano de Controle Ambiental
Faço parte da chapa Levante Todas as Vozes para defender um grêmio participativo e próximo da vida estudantil dos alunos. O meu maior objetivo ao compor a chapa é trazer o grêmio ativamente para ao dia-a-dia dos estudantes. Acredito que o IFRN, assim como a nosso país, possa se tornar um lugar melhor a partir da tomada de decisões através da efetiva escuta da voz do povo que neles vivem. Pois acredito que uma participação mais direta, evidenciando o poder do povo, ampliará e diversificará os espaços políticos. Em suma, luto para que todos possam ser representados e, acima disso, também possam representar.
17 anos
2° ano de Controle Ambiental
E aí galera, tudo bem?
Meu nome é Joaquim, sou vegetariano e sempre me interessei muito por liberdade de expressão e utilização da arte como meio de influência social, bem como o modo como a sociedade influência a arte. Os estudantes do IFRN sempre foram muito criativos, e a produção cultural sempre esteve presente, apesar de não ser tão valorizada. E é justamente a quebra dessa falta de espaço que nós candidatos a diretoria de arte e cultura pretendemos. Nós queremos que o estudante não so seja marcado pelo IF, queremos que ele deixe a sua marca cultural na nossa instituição e que use sua arte para sustentar seus ideais. Sua arte também é cultura. Levante sua viz pela arte!
16 anos
2° ano de Administração
Desde pequena, me superar tem sido o meu maior desafio. Ser melhor do que ontem e estar melhor do que hoje no amanhã já foi questão de vida ou morte, a minha qualidade de vida estava me empurrando pro buraco aos poucos e vi que era a hora de mudar. Através do esporte encontrei uma saída, um rumo, mas não tinha fácil acesso a ele, já que a instituição privada em que estudava não dava a devida assistência; falei com um professor que conhecia e conversei com a escola que sancionou a entrada dele. Consegui mobilizar as pessoas ao meu redor da importância da atividade física, através do meu exemplo de superação, e quero continuar fazendo a diferença na área de esporte e lazer. Acredito que juntos podemos superar as nossas dificuldades particulares e da instituição.
15 anos
1° ano de Administração
O meu primeiro contato com a diretoria de mulheres, ainda no início da formação da chapa, foi, de certa forma, um amor à primeira vista. Acho que sou uma militante em eterna construção, mas isso não me impede de tentar ‘puxar as rédeas’ com essa diretoria. Eu quero realmente poder construir algo aqui dentro do IFRN, porque eu sinto uma necessidade constante de libertar todas as ideias dentro de mim, ainda mais em uma diretoria que me completa em tantas formas (e tendo ao meu lado uma das melhores pessoas que conheci aqui dentro). Mas, no fundo, eu acho que o que me norteia é a ideia de eu talvez minha diretoria consiga atingir com a mesma sensação acolhedora que eu fui recebida quando tive contato com os movimentos que me contemplam – quando passei a entendê-los, melhor dizendo. Eu quero poder unir as mãos da maior quantidade de pessoas que conseguir. E quero que elas levantem. Eu quero que as vozes delas façam alguma diferença. Eu quero fazer alguma diferença.